28 de julho de 2008

Missão de férias dos fratres e postulantes da BS


Entre os dias 26/07 e 01/08 os fratres e postulantes da Província BS estarão realizando seu período de missão durante as férias dos estudos teológicos e filosóficos. Os fratres Alan, Alexandrino, Carlos e Ramilson residem no Seminário SCJ de João Pessoa-PB e cursam teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Já os postulantes Douglas, Emmanoel, Luis e Pedro residem no Centro Vocacional SCJ Norte de Paulista-PE e cursam filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia do Recife. A missão acontecerá na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Jacaraú-PB. Esta paróquia é administrada pelo Pe. José Alberto de Morais do clero da Arquidiocese da Paraíba. Os missionários se concentrarão nas comunidades de São José e de Nossa Senhora das Neves nas quais farão visitas às famílias e aos enfermos, momentos formativos e celebrações litúrgicas.

O objetivo dessa missão de férias para os fratres e postulantes, orientação do nosso Diretório Provincial, é fazer com que os formandos alimentem o espírito missionário tão característico de nossa vida dehoniana e possam inserir-se com disponibilidade na vida do nosso povo nordestino. Ao se deparar com a realidade pastoral das paróquias e comunidades cheia de desafios, nossos formandos aprendem a disponibilidade profética do dehoniano que vai ao encontro do povo para descobrir os sinais do Reino que emergem no hoje da vida e se colocam a serviço de uma prática pastoral reparadora.

26 de julho de 2008

Província BS na Escola para Formadores da CRB


Província BS na Escola para Formadores da CRB A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) é o organismo eclesial de animação e comunhão da Vida Religiosa brasileira. Ao fomentar a intercongregacionalidade, a CRB busca caminhos de revitalização da vida carismática e profética dos milhares de religiosos e religiosas das centenas de Institutos, Ordens, Congregações e Comunidades presentes na Igreja no Brasil. Uma das dimensões que recebe maior atenção da CRB é a 'Formação'. Muitos programas, eventos, documentos e instrumentos de trabalho são elaborados com o objetivo de potencializar o processo formativo da VR no respeito aos carismas próprios dos institutos. Uma das iniciativas mais significativas nesse âmbito é a realização das 'Escolas para Formadores e Formadoras' nas quais se oferece um programa de formação para os religiosos que já trabalham no itinerário formativo e para aqueles que estão prestes a assumir tal serviço.

Na Regional Recife da CRB iniciou-se em julho de 2007 a III Escola para Formadores/as dividida em quatro etapas e com o tema 'Prontidão para construir o caminho (Ex 3, 5), disponibilidade para se deixar modelar (Jr 8, 6) e liberdade para assumir a missão (Is 24, 6)'. A Província BS inscreveu dois confrades para essa Escola: o Pe. Pedro Silva, formador no Centro Vocacional SCJ Norte de Paulista-PE, e o Pe. Gimesson Silva, vigário paroquial da Paróquia do Carlito Pamplona em Fortaleza-CE. Entre os dias 01 e 30 de julho deste ano, os dois confrades participam da III Etapa da Escola juntamente com mais 20 religiosos de diversas congregações do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Essa etapa acontece, como as outras, no Juvenato Maria Auxiliadora na cidade de Carpina em Pernambuco.

Missão Dehoniana Juvenil em Fortaleza-CE


A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Carlito Pamplona na cidade de Fortaleza-CE está vivendo o momento de dinamização da Missão Dehoniana Juvenil (MDJ). Administrada pelo dehoniano Pe. Miguel Batista,scj auxiliado pelo Pe. Gimesson Eduardo,scj, a Paróquia assumiu a 'juventude' como uma de suas prioridades pastorais. Dentre as várias iniciativas de reavivamento da juventude paroquial destaca-se a MDJ.

A Paróquia do Carlito Pamplona assumiu desde o ano de 2007, em comunhão com uma iniciativa do Regional Nordeste 1 da CNBB, a formação do movimento da 'Juventude Missionária' a partir da dinâmica das Pontifícias Obras Missionárias (POM). A Paróquia enviou o jovem Dalmon Luis para participar do 'Curso de Formação de Assessores da Juventude Missionária' oferecido para as paróquias e dioceses do Regional. Após o curso este jovem assumiu a assessoria da JM na Paróquia e começou-se a articulação de uma equipe de coordenadores. Atualmente temos nesta equipe os jovens Bruno, Rochana, Samara, Nazareth e Marlon. Mesmo em sintonia com a JM, o movimento aos poucos assumiu a 'cara de MDJ': com o apoio do pároco Pe. Miguel e a assessoria do Pe. Gimesson deu-se formação acerca da vida de Pe. Dehon, sobre a espiritualidade dehoniana e sobre o movimento da MDJ.

Neste mês de julho a equipe de coordenação da MDJ abriu as inscrições para todos os jovens que queiram disponibilizar sua vida, seu tempo e seus dons a um trabalho missionário que busca 'levar Cristo ao coração dos jovens e trazer os jovens para o Coração de Cristo'. Nos meses de agosto e setembro acontecerão os encontros e momentos formativos dos jovens missionários e no mês de outubro se realizarão várias atividades missionárias na paróquia em conjunto com a Infância Missionária e as muitas forças vivas paroquiais!

22 de julho de 2008

Retiro Provincial da BS


A Província Brasileira Setentrional (BS) realizou o seu Retiro Anual do dia 30/06 ao dia 03/07 no Seminário Cristo Rei na cidade de Camaragibe-PE.

O tema do retiro foi 'A Palavra de Deus' e teve como orientador o Pe. Cláudio Sartori, presbítero da Arquidiocese de João Pessoa-PB. O Retiro foi um momento de cultivo da espiritualidade e de aprofundamento da fraternidade para os confrades participantes.

O pregador buscou destacar a importância da Palavra de Deus na vida cristã, na vida eclesial e na vida dos consagrados. O seu itinerário de reflexão consistiu no aprofundamento das interpelações que emergem de Ex 1-3 e das suas implicações na vida espiritual e apostólica dos religiosos dehonianos. Partindo da riqueza teológica dos três primeiros capítulos do Êxodo, o pregador salientou os elementos que inspiram a mística e o apostolado de todo aquele que assume o estado de vida religioso e o ministério ordenado no meio do Povo de Deus.

A espiritualidade do Coração de Cristo iluminou as reflexões do pregador que possui uma boa convivência com os confrades dehonianos da BS e conhece a realidade de sua missão no nordeste brasileiro. Passados os dias do Retiro, a BS está agora em clima de preparação para seu Capítulo Provincial que acontecerá do dia 04/08 a 07/08, no Seminário Cristo Rei.

Ordenação Presbiteral na Província BS

No dia 14 de junho o Diácono Gimesson Eduardo da Silva, SCJ, foi ordenado presbítero pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro-Brasil. A celebração aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na cidade de Paulista no Estado de Pernambuco-Brasil e teve como tema 'O bom pastor dá a vida por suas ovelhas' (Jo 10, 11b).

O clima de alegria e comunhão envolveu a todos que participaram desse momento importante para o Diác. Gimesson, para a Província BS, para sua família, para sua paróquia de origem e para todas as comunidades por onde ele passou no seu período de formação. Estavam presentes além do Superior Provincial Pe. Dagnaldo Alexandre, muitos confrades e formandos dehonianos da BS, membros do clero diocesano, os pais do ordenando e seus familiares, amigos, vocacionados e grande número de fiéis!

Após a celebração, toda a comunidade festejou a ordenação do Pe. Gimesson com um momento alegre de confraternização no Ginásio Padre Dehon da Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima.O dia da Ordenação Presbiteral foi precedido por um Tríduo Vocacional celebrado nos dias 11, 12 e 13 de junho que uniu toda a comunidade paroquial em oração pelas vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais e missionárias!
"Assumindo o ministério presbiteral, vivendo o carisma dehoniano e na fidelidade criativa à nossa vida religiosa, procurarei colocar minha vida e todos os meus dons a serviço do Reino de Deus. Ser presbítero é assumir o serviço de animação, santificação e formação da comunidade cristã segundo o modelo de Cristo Pastor, Sacerdote e Mestre. Como dehoniano, entendo que o ministério que assumi deve estar unido à dinâmica espiritual e apostólica da minha consagração religiosa. Percebo que posso estar mais unido ao 'ecce venio' do Senhor Jesus no serviço ministerial amando e servindo ao Povo de Deus segundo o seu Coração!"




Pe. Gimesson Eduardo, SCJ