30 de outubro de 2007

Os inícios da MDJ em Fortaleza

A experiência da MDJ na Província BS representa uma significativa dinamização do nosso trabalho pastoral com a juventude de nossas paróquias e obras. Em João Pessoa-PB, dando continuidade ao projeto de anos anteriores, a MDJ vai se desenvolvendo com a ajuda dos fratres e formadores do Seminário SCJ. Neste ano de 2007, na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro do Carlito Pamplona em Fortaleza-CE, iniciamos o desafio de articular a MDJ em terras cearenses.
No dia 28 de outubro realizamos nosso primeiro encontro de articulação. Inicialmente convidamos 11 jovens das várias comunidades paroquiais para serem articuladores e coordenadores da futura missão. Esta iniciativa teve como base o fato da nossa Paróquia enviar um jovem representante para o Curso de Formação de Animadores da Juventude Missionária promovido pelas POM's no Regional Nordeste 1. A partir deste curso, que nos colocou em contato com o material e a metodologia da Juventude Missionária da POM, amadurecemos a idéia de começar a MDJ na nossa paróquia que é administrada pelo Pe. Miguel Batista,scj, vice-superior provincial da BS. Como frater estagiário nesta paróquia acompanho de perto este início de caminhada que conta com jovens articuladores empolgados com a idéia.
Trabalhei com a MDJ quando era formando em João Pessoa e percebi que esta experiência reflete bem nossa opção dehoniana pela juventude e pela missão. O fato de iniciarmos um trabalho com a "juventude missionária" em nossa paróquia que progressivamente se transformará em "missão dehoniana juvenil" significa para nós um desafio e uma aventura que abraçamos unidos na fé.

Fr. Gimesson Eduardo, SCJ - Fortaleza-CE

26 de outubro de 2007

Testemunho Vocacional BS

Sou vocacionado da Congregação SCJ porque me sinto chamado e enviado por Deus a viver seu carisma de ir ao povo a serviço da Igreja. Ser vocacionado é atender a um chamado de Deus para ser seu discípulo e missionário. É estar comprometido com a vida e como cristão viver em fidelidade e alegria no caminho da santidade. Vocação bem assumida torna a pessoa mais serviçal e sua vida mais bonita.

No acompanhamento vocacional temos encontros de formação que têm a finalidade de nos mostrar o carisma da Congregação, a sua espiritualidade e a vivência em comunidade. Temos ainda o acompanhamento pessoal para podermos discernir de forma séria, consciente e coerente a iniciativa gratuita da nossa vocação.

Esse acompanhamento vocacional tem nos orientado sobre o verdadeiro motivo de seguir Jesus, seja qual for a nossa vocação. Assim como diz no Evangelho de Mc 8, 34: 'Então Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga'. E é assim que somos chamados e atraídos para viver em Cristo.

Dalmon Luiz Nogueira Lemos - Fortaleza – CE

Profetas do Amor e Ministros da Reconciliação Hoje

Vivemos tempos difíceis. Os noticiários são majoritariamente compostos de fatos trágicos: corrupção, violência, mortes, guerras, seqüestros, desastres da natureza... Acrescente-se a esta lista outras tragédias , aparentemente inevitáveis, ou até mesmo "naturais". Assistimos a tudo isto, indiferentes ou assustados, mas a questão é que poucos se questionam sobre a parcela de responsabilidade nestes acontecimentos. Mas, afinal, somos responsáveis? Quando não diretamente, podemos ser por omissão.

"De seus religiosos, Padre Dehon espera que sejam profetas do amor e ministros da reconciliação dos homens e do mundo, em Cristo (cf. 2Cor 5, 18)".

Esta citação das nossas Constituições visa sintetizar, ao mesmo tempo, nosso carisma e missão. O Amor de Cristo é para nós o sentido e o fundamento da realização humana e social. Somente n'Ele o ser humano deixa de ser mera criatura para tornar-se filho de Deus, e assim, irmão de todos. E como a vivência deste amor gera comunhão dos homens entre si e com toda a Criação, ele se torna o meio mais eficaz para superarmos essas tragédias atuais, frutos do individualismo egoísta promovido pela modernidade. Profetizando o Amor e promovendo a Reconciliação, colaboramos na construção do Reino de Deus.

Fr. José Daniel Lima Alves, scj - João Pessoa-PB

25 de outubro de 2007

Votos Perpétuos e Ordenação Diaconal na BS

Na reunião do Conselho Provincial do dia 17 de outubro foram aprovados os pedidos de admissão à Profissão Perpétua do Fr. José Egito Freire e à Ordenação Diaconal do Fr. Gimesson Eduardo da Silva. O Fr. Freire atualmente reside na Paróquia de Sant'ana na cidade de Campo Grande-RN e deverá fazer o curso de preparação para os votos perpétuos no mês de janeiro; sua profissão perpétua deverá acontecer no mês de fevereiro. Já o Fr. Gimesson, que reside na Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima e faz seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fortaleza-CE, deverá fazer seu retiro de preparação para o diaconato no mês de novembro e sua ordenação está prevista para o início do mês de dezembro.

Encontro Vocacional Decisivo na BS


Aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de outubro, na Casa Provincial da Várzea em Recife, o Encontro Vocacional Decisivo da Província BS. Este encontro vocacional chamado "Decisivo" é destinado para os jovens candidatos que aspiram ingressar na nossa formação religiosa no próximo ano. O objetivo do encontro é oferecer formação humana para os vocacionados bem como realizar uma avaliação psicológica da pessoa e das motivações dos mesmos. Este ano o encontro foi assessorado pelas psicólogas Dr. Suelly e Dr. Alessandra. Estiveram presentes 12 jovens provenientes dos estados de Sergipe (3), Paraíba (2), Ceará (1) e Pernambuco (6). O encontro foi marcado por vários momentos de espiritualidade dehoniana como Adoração Eucarística e Santa Missa, bem como os jovens tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto confrades dehonianos que residem no Provincialado com o Superior Provincial. As psicólogas realizaram várias técnicas e dinâmicas de grupo, entrevistas individuais e testes psicológicos. O encontro foi um momento oportuno para os jovens cultivarem a fraternidade e já vislumbrarem a possibilidade de formarem o grupo de propedêutas dehonianos do ano de 2008.

20 de outubro de 2007

Encontros Vocacionais na BS

Encontro Vocacional Decisivo
Nos dias 19, 20 e 21 de outubro acontece na Casa Provincial da Várzea em Recife o Encontro Vocacional Decisivo destinado para os jovens que pretendem ingressar na formação dehoniana da BS no ano de 2008. Este encontro decisivo será orientado por psicólogas que acompanharão os vocacionados em entrevistas e testes que ajudarão no discernimento vocacional. Jovens dos estados de SE, PE, PB e CE estão previstos para participar deste encontro.

Encontro Vocacional da Área RN
Acontece no dia 21 de outubro mais um encontro vocacional da Área RN. O tema deste encontro será "Espiritualidade Dehoniana" e terá como assessor o Fr. Freire. O encontro será realizado na Paróquia de Campo Grande-RN.

Encontro de Superiores
No dia 20 de outubro o Pe. Dagnaldo Alexandre, superior provincial da BS, viaja para Roma a fim de participar do Encontro de Superiores Maiores na Cúria Geral da Congregação.

15 de outubro de 2007

Artigo: "Desejo do Desejo"

Estive refletindo, um dia desses, sobre a questão do desejo. Quero mostrar a partir desse texto a nossa tendência a confundirmos desejo com vontade. Acredito que resumimos nossa existência tendo vontades, ao invés de sermos o próprio desejo de vida.

Tenho vontade de dormir? Ou desejo dormir? Tenho vontade de comer, ou desejo comer? Tenho vontade de viver ou desejo viver? Perguntas simples que para a maioria de nós pode ser respondida de qualquer uma das maneiras. Sugiro um olhar mais profundo sobre o que pode significar tais palavras. Vontade parece se confundir com desejo até nos dicionários (pesquisei no Aurélio, no Priberan e em alguns dicionários eletrônicos). Estes tratam do desejo como vontade e vice-versa.

Eu tenho vontades que me instigam a possuir. Essa vontade parece ser um motor que me motiva a buscar o que quero. Vontade é apetite...

Vontade: temos de possuir um livro, um computador, um celular... Vontades que nos colocam em conexão com os objetos que queremos. Eu quero estar na praia, deitado na areia, olhando para lua no mais puro silêncio da noite... Esse pensamento me une a essa imagem que vem a sua e a minha mente, neste momento, e minha vontade me faz sentir, de uma maneira bem pessoal, o toque da lua, o borbulhar do mar, o toque da areia... Isso é o que acredito ser vontade... É conexão, é fome de... É sede de...

Desejo, por sua vez, significa ausência. Desejo é falta sentida. Nós mesmos somos desejo, somos ausência. Só desejamos algo que não temos, não é assim? Se desejamos algo é porque temos vontade de possuí-lo. As vontades nos unem, representativamente, às coisas, enquanto que o
desejo faz com que as coisas que queremos se tornem NÓS MESMOS...

Ih... Parece confuso... Vamos lá...

Somos desejo... Somos um vulcão de desejos... Nossa vida é puro desejar... Pense nos seus desejos... São tantos e tantos que se confundem com o que você é... Tornamos-nos desejo da vida no momento em que os desejos se tornam parte fundamental de nós. Temos desejo de
vida, de felicidade, de paz... Temos desejo de eternidade e existimos desejando... Desejando a felicidade, o dia de alcançarmos o sagrado, de chegarmos às moradas do céu... Temos saudades de Deus... É esse desejo que nos impele a sermos cristãos, é esse desejo, que chamamos várias
vezes de amor, que nos impulsiona a darmos nossa vida por algo ou alguém, de mudar de vida, de compor canções, de escrever livros, Os desejos estão ausentes, mas a sua ausência é o determinante da minha existência sedenta...

TEMOS DESEJO DO DESEJO!

DEUS TEM DESEJO! Desejo do ser humano, nós, somos desejo de Deus; desejo do infinito; somos desejo de Deus, somos uma ausência presente de Deus... Buscamos uma presença ausente de nós mesmos... Deus deseja a nossa presença presente... É isso que nos dá sentido de continuar... A certeza de um dia nos encontrarmos face a face com esse Deus que nos deseja!

Somos um vulcão em erupção... Somos puro palpitar de desejos, do momento do acordar, ao momento do dormir, somos desejo até dormindo... Desejos que desenham nosso ser no mundo, na história, no tempo, no espaço...

Pergunto... Que estamos fazendo dos nossos desejos? Que tipo de desejos estamos "sendo"? Contentamo-nos com vontades que nos configuram, a pedaços, ou desejamos a plenitude de ser humano? Desejo de sermos, ou vontade de termos?

Desejemos... Sejamos...

Michael Douglas de Almeida Nunes
Aspirante dehoniano e estudante de filosofia - Paulista-PE