30 de outubro de 2007

Os inícios da MDJ em Fortaleza

A experiência da MDJ na Província BS representa uma significativa dinamização do nosso trabalho pastoral com a juventude de nossas paróquias e obras. Em João Pessoa-PB, dando continuidade ao projeto de anos anteriores, a MDJ vai se desenvolvendo com a ajuda dos fratres e formadores do Seminário SCJ. Neste ano de 2007, na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro do Carlito Pamplona em Fortaleza-CE, iniciamos o desafio de articular a MDJ em terras cearenses.
No dia 28 de outubro realizamos nosso primeiro encontro de articulação. Inicialmente convidamos 11 jovens das várias comunidades paroquiais para serem articuladores e coordenadores da futura missão. Esta iniciativa teve como base o fato da nossa Paróquia enviar um jovem representante para o Curso de Formação de Animadores da Juventude Missionária promovido pelas POM's no Regional Nordeste 1. A partir deste curso, que nos colocou em contato com o material e a metodologia da Juventude Missionária da POM, amadurecemos a idéia de começar a MDJ na nossa paróquia que é administrada pelo Pe. Miguel Batista,scj, vice-superior provincial da BS. Como frater estagiário nesta paróquia acompanho de perto este início de caminhada que conta com jovens articuladores empolgados com a idéia.
Trabalhei com a MDJ quando era formando em João Pessoa e percebi que esta experiência reflete bem nossa opção dehoniana pela juventude e pela missão. O fato de iniciarmos um trabalho com a "juventude missionária" em nossa paróquia que progressivamente se transformará em "missão dehoniana juvenil" significa para nós um desafio e uma aventura que abraçamos unidos na fé.

Fr. Gimesson Eduardo, SCJ - Fortaleza-CE

Nenhum comentário: