26 de outubro de 2007

Profetas do Amor e Ministros da Reconciliação Hoje

Vivemos tempos difíceis. Os noticiários são majoritariamente compostos de fatos trágicos: corrupção, violência, mortes, guerras, seqüestros, desastres da natureza... Acrescente-se a esta lista outras tragédias , aparentemente inevitáveis, ou até mesmo "naturais". Assistimos a tudo isto, indiferentes ou assustados, mas a questão é que poucos se questionam sobre a parcela de responsabilidade nestes acontecimentos. Mas, afinal, somos responsáveis? Quando não diretamente, podemos ser por omissão.

"De seus religiosos, Padre Dehon espera que sejam profetas do amor e ministros da reconciliação dos homens e do mundo, em Cristo (cf. 2Cor 5, 18)".

Esta citação das nossas Constituições visa sintetizar, ao mesmo tempo, nosso carisma e missão. O Amor de Cristo é para nós o sentido e o fundamento da realização humana e social. Somente n'Ele o ser humano deixa de ser mera criatura para tornar-se filho de Deus, e assim, irmão de todos. E como a vivência deste amor gera comunhão dos homens entre si e com toda a Criação, ele se torna o meio mais eficaz para superarmos essas tragédias atuais, frutos do individualismo egoísta promovido pela modernidade. Profetizando o Amor e promovendo a Reconciliação, colaboramos na construção do Reino de Deus.

Fr. José Daniel Lima Alves, scj - João Pessoa-PB

Nenhum comentário: