18 de março de 2007

Contatos Vocacionais para os jovens do Nordeste


Caros candidatos e vocacionados, caso queiram manter contato com a nossa Comissão de Pastoral Vocacional da Província BS, presença dehoniana no nordeste brasileiro, e conhecer melhor nossa vida e missão, liguem ou escrevam para os seguintes endereços e conversem com algum dos nossos promotores vocacionais:

. Pedro Silva de Moura, scj – Coordenador Centro Vocacional SCJ Norte
Rua Padre Antônio de Pádua Belarmino de Sena, 286
Jardim Paulista – Paulista – PE - 53409 -110
Endereço postal: Caixa Postal 8 Paulista – PE - 53401- 970
Telefone: (81) 3433-0017


Fr. Gimesson Eduardo da Silva, scj – Secretário
Rua Silvio Romero, 370 - Álvaro Weynne – Fortaleza – CE - 60336-100
Endereço Postal - Caixa Postal 258 - Fortaleza – CE - 60001-970
Telefone: (85) 3228-1789


Demais contatos vocacionais

Pe. Francisco Sales – Camaragibe/PE – (81) 3484-5996
Fr. José Daniel – João Pessoa/PB – (83) 3222-7671
Pe. Glaubo – Campina Grande/PB – (83) 3322-2970
Pe. Miguel – Fortaleza/CE – (85) 3228-1789

Agenda Vocacional da BS

Área Pernambuco e Alagoas
Encontros vocacionais: 24/03, 28/04 e 26/05 das 8:30h às 11:30h no Centro Vocacional de Jardim Paulista.

Área Paraíba
Acompanhamento pessoal e visitas mensais dos vocacionados ao Seminário SCJ no bairro da Torre em João Pessoa.
16/03 - Missa Vocacional na Paróquia de São José no bairro do José Pinheiro-Campina Grande-PB
Encontros vocacionais todo 3º domingo do mês a partir de abril às 8:30h na Paróquia de São José.

Área Ceará e Rio Grande do Norte
Início do acompanhamento pessoal dos vocacionados durante o mês de março e abril com o Fr. Gimesson na Escola Apostólica no bairro do Álvaro Weynne.
25/03 - Encontro do Grupo Vocacional da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima no Álvaro Weyne-Fortaleza-CE às 15:00h.
06/05 - Encontro de Animação Vocacional Jovem na Paróquia de Sant'Ana na cidade de Campo Grande-RN.

Bahia e Sergipe
Contatos com os vocacionados por carta e posterior agendamento de visitas e encontros vocacionais nesses estados.

164 anos do nascimento de Padre Dehon

14 de março de 1843 - 14 de março de 2007: 164 anos do nascimento de Padre Dehon

O dia 14 de março foi, é e sempre será uma data significativa para nossa Congregação SCJ e para toda Família Dehoniana! Celebramos o aniversário do nascimento do Padre Leão Dehon e o Dia de Oração pelas Vocações Dehonianas! Com gratidão podemos afirmar que neste ano de 2007 celebramos mais uma vez na comunhão dehoniana o dom da vida do nosso Fundador.

Iluminados pela Palavra de Deus sugerida por nosso superior geral - "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só; mas se morre, produz muito fruto"(Jo 12, 24) - reconhecemos que "P.Dehon não foi apenas uma semente de boa qualidade, mas sobretudo (...) uma boa semente que se tornou patrimônio espiritual, além de ser um compromisso eclesial, social e missionário". Nas nossas mais diversas realidades provinciais, pastorais, humanas e sociais, voltando nosso olhar para o Coração Aberto de Deus, reconhecemos mais uma vez que foi um grande dom para o mundo e para a Igreja a vida de Leão Dehon. Para confirmarmos isto basta partilharmos e conhecermos os vários eventos celebrativos dehonianos vividos nas nossas províncias, casas e obras! Foi bom viver isto! Será bom sempre vivê-lo!

Celebrar o nascimento do Fundador significa voltar sempre à origem da vida, agradecida a Deus, louvada com os irmãos, vivida em missão. Hoje mais do que nunca, num resgate histórico sério como contributo para o esclarecimento dos equívocos que adiaram a beatificação de Dehon, somos desafiados a aprofundar o conhecimento da vida do nosso Fundador e os dinamismos presentes em toda a sua personalidade, história, atividade e obra. Isto também porque nunca é demais "perder tempo" para saborear a riqueza espiritual do Padre Dehon e divulgar toda a sua mensagem pastoral e social.

Celebramos também no dia 14 de março o Dia de Oração pelas Vocações Dehonianas. Assumindo uma atitude orante pelas vocações, recordamos ainda a nossa responsabilidade explícita na animação e promoção das vocações em tudo o que fazemos e somos. Isso não é tarefa apenas dos que estão servindo na Comissão de Pastoral Vocacional ou outros organismos de nossas províncias responsáveis pelas vocações, mas deve ser tarefa de todos nós dehonianos como fruto do nosso encantamento pelo carisma e missão deixados por Pe. Dehon.
Celebrando na comunhão da oração e fraternidade o dia 14 de março olhemos o futuro com fé e esperança promovendo a caridade entre nós: abertos a Deus (Ecce Venio e Ecce Ancilla), solidários com os irmãos (Sint Unum) e disponíveis à missão (Adveniat Regnum Tuum)!

Que a celebração do aniversário do nascimento do Padre Dehon deste ano de 007 nos motive a renascer continuamente na fidelidade dinâmica ao carisma que nos congrega em nossa espiritualidade e missão! Motivados pelo dom de Deus que foi o Pe. Dehon para a Igreja, abramos o nosso coração e lábios numa prece constante para que sejamos fiéis ao discipulado de Cristo como dehonianos e cativemos a tantos jovens que querem doar a sua vida ao Reino de Deus como profetas do amor e servidores da reconciliação!

No Coração de Jesus,
Fr. Gimesson Eduardo da Silva, scj
Província BS - Fortaleza-Ceará

17 de março de 2007

CF na Paróquia N S Perpétuo Socorro - Ceará

A Igreja no Brasil vive como momento de oração e solidariedade quaresmal a chamada Campanha da Fraternidade. A cada quaresma um tema é apresentado para a reflexão de todos os cristãos suscitando gestos concretos de fraternidade e solidariedade. Os temas estão relacionados à vida da Igreja, das famílias, dos jovens e crianças ou da sociedade brasileira. Sempre se apresentam temas que anunciam as dádivas de vida e de graça que Deus nos concede mas que também realidades marcadas por situações de morte, injustiça e opressão.

Neste ano de 2007 a Igreja no Brasil apresenta o tema da Campanha da Fraternidade enfocando a Amazônia ("Fraternidade e Amazônia") com o lema "Vida e missão neste chão".

Em comunhão com toda a Igreja no Brasil aconteceu no dia 11 de março, das 8:30h às 12:00h, uma manhã de formação para todos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que fica no bairro do Carlito Pamplona na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, no Brasil. A paróquia é assistida pastoralmente pelo Pe. Miguel Batista,scj e pelo Fr.Gimesson Eduardo,scj.

O momento de estudo e reflexão sobre a CF 2007 contou com a participação de muitos paroquianos. A Equipe de Formação Paroquial foi responsável pela divulgação, articulação e desenvolvimento do evento. A dinâmica do ver, julgar e agir orientou a abordagem da temática da Amazônia. Todos consideraram a manhã muito rica e proveitosa porque além de se conhecer a riqueza e as problemáticas da Amazônia também se refletiu concretamente sobre as problemáticas ambientais do mundo e do próprio bairro.

14 de março - celebração na BS


A Província BS, em comunhão com todos os confrades dehonianos, viveu o dia14 de março como uma verdadeira celebração do dom da vida do nosso Fundador Pe. Dehon.

Como havia se agendado na própria Assembléia Anual em fevereiro, todos os confrades foram convidados para a celebração do nascimento do Fundador no Centro Vocacional SCJ Norte de Paulista, estado de Pernambuco, Brasil.Durante a parte da manhã houve uma reflexão sobre a pessoa do Pe. Dehon. Logo após celebrou-se a Santa Missa presidida pelo Superior Provincial Pe. Dagnaldo Alexandre,scj. Após a Missa todos se confraternizaram com um almoço festivo.

A celebração deste dia contou com a presença de confrades e formandos.Na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, também em Paulista-PE, houve neste dia uma Missa presidida pelo Pe. Pedro Silva,scj, em memória do nascimento do Pe.Dehon, que contou com a preparação e presença dos jovens da Pastoral da Juventude.

Na Comunidade de São José da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, assistida pelo Pe. Tarcísio Pereira,scj, em Fortaleza-CE, houve uma celebração preparada pelos jovens e leigos dehonianos da comunidade que aprofundaram a mística da pessoa e obra de Pe.Dehon.

Na Comunidade de São Francisco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, assistida pelo Pe. Miguel Batista,scj, em Fortaleza, houve um encontro de jovens coordenado pelo Fr. Gimesson Eduardo,scj com a temática do experiência do amor de Deus na vida de Pe. Dehon.