18 de março de 2007

164 anos do nascimento de Padre Dehon

14 de março de 1843 - 14 de março de 2007: 164 anos do nascimento de Padre Dehon

O dia 14 de março foi, é e sempre será uma data significativa para nossa Congregação SCJ e para toda Família Dehoniana! Celebramos o aniversário do nascimento do Padre Leão Dehon e o Dia de Oração pelas Vocações Dehonianas! Com gratidão podemos afirmar que neste ano de 2007 celebramos mais uma vez na comunhão dehoniana o dom da vida do nosso Fundador.

Iluminados pela Palavra de Deus sugerida por nosso superior geral - "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só; mas se morre, produz muito fruto"(Jo 12, 24) - reconhecemos que "P.Dehon não foi apenas uma semente de boa qualidade, mas sobretudo (...) uma boa semente que se tornou patrimônio espiritual, além de ser um compromisso eclesial, social e missionário". Nas nossas mais diversas realidades provinciais, pastorais, humanas e sociais, voltando nosso olhar para o Coração Aberto de Deus, reconhecemos mais uma vez que foi um grande dom para o mundo e para a Igreja a vida de Leão Dehon. Para confirmarmos isto basta partilharmos e conhecermos os vários eventos celebrativos dehonianos vividos nas nossas províncias, casas e obras! Foi bom viver isto! Será bom sempre vivê-lo!

Celebrar o nascimento do Fundador significa voltar sempre à origem da vida, agradecida a Deus, louvada com os irmãos, vivida em missão. Hoje mais do que nunca, num resgate histórico sério como contributo para o esclarecimento dos equívocos que adiaram a beatificação de Dehon, somos desafiados a aprofundar o conhecimento da vida do nosso Fundador e os dinamismos presentes em toda a sua personalidade, história, atividade e obra. Isto também porque nunca é demais "perder tempo" para saborear a riqueza espiritual do Padre Dehon e divulgar toda a sua mensagem pastoral e social.

Celebramos também no dia 14 de março o Dia de Oração pelas Vocações Dehonianas. Assumindo uma atitude orante pelas vocações, recordamos ainda a nossa responsabilidade explícita na animação e promoção das vocações em tudo o que fazemos e somos. Isso não é tarefa apenas dos que estão servindo na Comissão de Pastoral Vocacional ou outros organismos de nossas províncias responsáveis pelas vocações, mas deve ser tarefa de todos nós dehonianos como fruto do nosso encantamento pelo carisma e missão deixados por Pe. Dehon.
Celebrando na comunhão da oração e fraternidade o dia 14 de março olhemos o futuro com fé e esperança promovendo a caridade entre nós: abertos a Deus (Ecce Venio e Ecce Ancilla), solidários com os irmãos (Sint Unum) e disponíveis à missão (Adveniat Regnum Tuum)!

Que a celebração do aniversário do nascimento do Padre Dehon deste ano de 007 nos motive a renascer continuamente na fidelidade dinâmica ao carisma que nos congrega em nossa espiritualidade e missão! Motivados pelo dom de Deus que foi o Pe. Dehon para a Igreja, abramos o nosso coração e lábios numa prece constante para que sejamos fiéis ao discipulado de Cristo como dehonianos e cativemos a tantos jovens que querem doar a sua vida ao Reino de Deus como profetas do amor e servidores da reconciliação!

No Coração de Jesus,
Fr. Gimesson Eduardo da Silva, scj
Província BS - Fortaleza-Ceará

Nenhum comentário: