1 de junho de 2007

Visita Vocacional aos jovens de Sergipe

"Nos dias 18 e 19 de maio, o Pe. Pedro Silva e eu, Fr. Gimesson Eduardo, fizemos uma visita aos jovens vocacionados dehonianos do Estado de Sergipe. Nós dois somos os membros da Comissão de Pastoral Vocacional da BS responsáveis pela promoção vocacional e pelo acompanhamento dos jovens vocacionados nos estados de Sergipe e da Bahia. Estes dois estados são um desafio particular para a nossa Comissão Vocacional porque neles não temos presença dehoniana e são justamente os estados que apresentam um significativo número de jovens que entram em contato conosco para conhecer a Congregação e serem acompanhados no seu discernimento vocacional.
Nós da Comissão Vocacional reconhecemos como sinal da graça divina o fato de termos muitos jovens vocacionados baianos e sergipanos! O Senhor da Messe e Pastor do Rebanho continua a inquietar e chamar jovens para se consagrarem na vida religiosa e no ministério ordenado segundo o carisma dehoniano independente de nossa divulgação vocacional!!!
Isso é bom, pois nos convence que a obra é dele. No entanto, tomamos consciência da nossa necessidade de aprimoramento no trabalho vocacional no que diz respeito ao dinamismo, responsabilidade e entusiasmo!!!
Na visita aos jovens em Aracaju procuramos manter um contato pessoal com os vocacionados que até então eram acompanhados por correspondência. Este objetivo foi atingido e se conseguiu também ter um contato muito bonito com suas famílias.
No dia 18 houve um encontro com os vocacionados na Paróquia de Santa Cruz, na qual fomos acolhidos calorosamente pelo Pe. Mardônio e pelo jovem vocacionado Edvan que articulou nossa visita. Durante o dia procuramos refletir um pouco sobre a figura do nosso Fundador Pe. Dehon bem como apresentar o carisma dehoniano na dimensão do ser oblação e fazer reparação.
Os jovens vocacionados sergipanos Adriano, Edvan e Valdinã mostraram-se abertos ao diálogo e com o desejo de continuarem seu acompanhamento vocacional já vislumbrando a possibilidade de ingresso em nossa formação dehoniana. Os três jovens conheceram um pouco mais da nossa vida dehoniana e nós promotores vocacionais conhecemos mais um pouco deles e de suas famílias. Esta reciprocidade foi o grande dom da nossa visita.
No dia 18 visitamos as famílias do Edvan, que nos hospedou em sua casa, e do Valdinã, os dois residem em Aracaju. Visitamos também a família do Adriano que mora na cidade de Cumbe que fica a uns 200km de Aracaju. A nossa visita aos jovens vocacionados de Sergipe foi uma visita cheia de amizade e familiaridade. Como promotores vocacionais, o Pe. Pedro e eu nos sentimos muito bem acolhidos e realizados no nosso serviço em prol das vocações. Agora nos preparamos para dar mais um passo na nossa missão: articular uma visita aos jovens vocacionados da Bahia. Com fé e entusiasmo olhamos para frente e queremos caminhar. Que Deus nos ajude!!!"

por e-mail - Fr. Gimesson Eduardo, scj - Fortaleza - CE

Nenhum comentário: