19 de junho de 2007

Encontro Vocacional: "Jesus Cristo me deixou inquieto..."



No domingo dia 17 de junho aconteceu na nossa comunidade religiosa da Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza-CE mais um Encontro Vocacional da área do estado do Ceará. Este pequeno e breve mas significativo encontro traz à nossa consciência de promotores vocacionais a certeza de que a experiência de reunir jovens "inquietos" para falar de vocação e apresentar um projeto de vida de seguimento a Cristo na consagração religiosa é uma missão desafiadora mas gratificante! Desafiadora porque devemos apresentar a proposta do Evangelho da Vocação e da vida religiosa atentos aos sinais dos novos tempos e à história de cada jovem que vem buscar nosso acompanhamento vocacional; desafiadora porque os jovens vêm com questionamentos, histórias, vivências e idéias novas e bem singulares que fazem com que busquemos respostas e metodologias renovadas; desafiadora porque devemos sempre ter uma proposta vocacional baseada no testemunho de nossa vida religiosa dehoniana, algo que interpela profundamente à fidelidade à nossa consagração e missão. Mas também vemos que realizamos assim um trabalho gratificante pois temos consciência de que queremos ser um instrumento do Espírito que toca no coração de jovens sensíveis à proposta de Jesus Cristo e ao projeto do Pai; gratificante porque, apesar de nossas limitações pessoais e estruturais, sempre se aproximam jovens que se encantam com a vida religiosa dehoniana e se dispõem a abraçá-la porque viram em nós, em nossas comunidades e em nossas obras "algo" pelo que vale a pena gastar a vida; gratificante porque percebemos que com o pouco que fazemos conseguimos ajudar no discernimento de muitos, e esta é nossa missão!!!

No encontro do dia 17 aqui em Fortaleza refletimos sobre "Vocação à vida, vocação humana, vocação cristã e vocações específicas". Antes de falarmos do tema em si, refletimos, em clima de oração,um texto do Pe. Zezinho extraído do livro "Jesus Cristo me deixou inquieto". O que marcou nosso encontro foi justamente esta reflexão, pois os jovens se viram, se enxergaram, perceberam suas vidas nas poucas linhas daquele texto tão simples mas tão profundo e existencial!!!

Realmente Jesus Cristo ainda inquieta muito jovens e nós, que já fomos inquietados e agora buscamos segui-lo mais de perto, devemos ajudar a esses nossos amigos e irmãos a responderem ao Senhor que os chama para trabalhar no seu projeto!!! Creio que vale a pena viver a inquietação de Jesus Cristo!!!

Este pequeno trecho do texto do Pe. Zezinho nos mostra que na calmaria da nossa vida, Jesus Cristo vem para "bagunçar" com a Aventura do Evangelho e do Reino de Deus:

"Eu era tudo isso: pacato, tranqüilo, comum, sabedor do meu lugar, incapaz de me intrometer na vida alheia, cheio de compaixão, paternal, bom vizinho, bom amigo, bom empregado, bom filho, bom cidadão... Puxa vida! Eu merecia o premio Nobel da Tranqüilidade... Aí então Jesus Cristo passou em minha vida... E eu nunca mais pude ficar na minha! Quando ele passa, ou a gente entra na dele, ou não fica em nenhuma...'"


Fr.Gimesson Eduardo da Silva,scj - Fortaleza-CE

Nenhum comentário: