16 de junho de 2010

A força da Palavra de Deus

A Palavra de Deus na vida da gente


Os santos juninos (Santo Antônio de Pádua, São João Batista e São Pedro) são venerados pelo nosso povo como homens que souberam abrir a vida à força da Palavra de Deus e se dispuseram viver com radicalidade suas inspirações.
Eles são "homens da Palavra"!
Vamos pensar um pouquinho sobre a força e a importância da 'Palavra de Deus na vida da gente'???
“Não se ama aquilo que não se conhece”. Algumas pessoas conhecem assuntos diversos, mas ignoram o conteúdo da Palavra de Deus. Talvez por causa disto que o profeta denunciou: "Meu povo se perde por falta de conhecimento" (cf. Os 4,6).
Hoje a Palavra de Deus perde espaço para as novelas da TV, para o futebol, o repouso e até certas atividades pastorais ais como reuniões e encontros. Ainda se insiste em não estudar a Palavra por preguiça ou por presunção. Quando realizamos algo para falar da Bíblia, as atividades não passam de uma pequena palestra. São poucos os estudos e círculos bíblicos! Conseguimos muitos avanços na dimensão bíblica, mas precisamos de mais esforço. Devemos ser executores da Palavra e não meros ouvintes. O apóstolo Paulo afirma que "toda a Escritura é inspirada por Deus, e é útil para ensinar, corrigir, refutar e educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, apto para toda a boa obra" (cf. 2Tm 3,16s).
É lamentável dizer que dentre os cristãos, de uma forma geral, os católicos são os que menos sabem Bíblia. E quem não conhece tem dificuldade de viver suas inspirações e ensinamentos. Ouvir a Palavra e colocá-la em prática é como construir uma casa sobre uma rocha (cf. Mt 7,24s).
Um homem reclamou que era cristão há mais de vinte anos, e que achava que não devia mais ir à igreja, pois havia escutado cerca de dois mil sermões e homilias, e não recordava de nenhum deles, achando que não só ele, mas também padres, pastores e pregadores haviam perdido seu tempo. Um amigo que escutou o desabafo rebateu dizendo que era casado há mais de vinte anos, e que nesse período sua esposa lhe fizera milhares de refeições, cujo cardápio ele não recordava, mas tinha certeza de que, sem aquela comida ele não teria se mantido vivo. Todas as refeições feitas carinhosamente pela esposa o haviam nutrido e dado a força que ele precisava para viver. Na Igreja a Palavra de Deus alimenta nossa fome espiritual. A fé vê o invisível, espera o impossível e recebe o inacreditável. A eficácia da Palavra está no fato de ser como a chuva; ela nunca deixa de cumprir sua missão.
Quem persiste no conhecimento e na prática da Palavra de Deus, esse descobre em sua vida a eficácia da graça e o poder dos dons de Deus!

+Qual o lugar que a Palavra de Deus ocupa na minha vida?
+Quais os frutos da Palavra na minha vida? Como ela se concretiza?
+O que posso fazer para ser “amigo/a da Palavra de Deus”?
Pe. Gimesson Eduardo, SCJ

Nenhum comentário: