22 de outubro de 2008

Programação Missionária em Fortaleza-CE

Dia Nacional da Juventude - DNJ 2008
Tema: Juventude e os Meios de Comunicação
Lema: 'Queremos pautar as razões do nosso viver'
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: das 14:00h às 18:00h
Local: Quadra da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Rua Cônsul Gouveia no bairro do Carlito Pamplona

A Paróquia celebrará o DNJ 2008 como uma oportunidade de reavivar o movimento jovem que se articula nas bases das comunidades. Os grupos de jovens, a MDJ e os catequizandos de crisma se uniram para articular este evento! Haverá louvor, animação, dinâmicas, oração, debates e reflexões, teatro, pop rock e mpb e adoração eucarística. Toda a juventude da paróquia está convidada para participar. Neste dia também comemoramos um ano de fundação do Grupo Jovem Semeadores da Fé da Igreja Matriz.

I Caminhada Missionária Paroquial
A Paróquia do Carlito Pamplona realizará sua I Caminhada Missionária com o objetivo de reanimar o movimento missionário paroquial bem como acender nos paroquianos a consciência de que devemos ser uma comunidade de discípulos missionários a serviço da vida!

Data: 26 de outubro (domingo)
Horário: a partir das 08:30h

Iniciaremos às 08:30h com um café da manhã partilhado na praça em frente à Igreja Matriz. Todos os participantes são convidados a trazer sua doação para a partilha (bolos, bolachas, frutas, sucos, leite, pães etc). Após o café daremos início ao roteiro da caminhada percorrendo as principais ruas do bairro do Carlito Pamplona. O tema da Caminhada será 'Vida para todos os povos' e durante o trajeto teremos cinco paradas para refletirmos sobre os seguintes temas: meio ambiente, criança, juventude, pessoa idosa e família! Todas as comunidades, movimentos, grupos, pastorais e paroquianos são convidados a participar!


Missa da Juventude
Celebrando o DNJ 2008 e dando continuidade à programação missionária paroquial, a Igreja Matriz do Carlito Pamplona celebrará no domingo dia 26/10 a Missa da Juventude. Esta celebração será um momento de ação de graças pela vida da juventude presente em nossa paróquia, de modo particular a juventude que se engajou na missão dehoniana juvenil, bem como pelo primeiro ano de vida do Grupo Jovem Semeadores da Fé.


Missão Dehoniana Juvenil
Após a Missa de Envio no dia 11/10, os jovens da MDJ iniciaram seus trabalhos! A MDJ tá pegando fogo! Claro, fogo do amor missionário! Já celebramos missas nas ruas, missas da juventude e estamos realizando os encontros de evangelização nas famílias! Também os jovens participaram do Acampamento Missionário articulado pela Infância Missionária da Arquidiocese de Fortaleza no último dia 19/10! Estamos agora nos preparando para encerrarmos o mês missionário com a celebração do DNJ 2008!

21 de outubro de 2008

Encontro de religiosos jovens da BS


"De seus religiosos, Padre Dehon espera que sejam profetas do amor e ministros da reconciliação dos homens e do mundo em Cristo" (Cst 7)


A Província BS realizou do dia 30/09 a 02/10 o Encontro de Religiosos Jovens em Maceió-AL. Momento de espiritualidade, formação, integração e lazer, este Encontro foi destinado para todos os confrades de até 10 anos de profissão perpétua. Participaram os confrades Pe. Alex, Pe. Gimesson, Pe. Pedro, Pe. Josemar, Ir. Eron e Diác. Freire. Os demais confrades que poderiam participar justificaram a sua ausência devido aos compromissos do trabalho pastoral.
A iniciativa do Encontro, organizado pelos padres Josemar e Pedro que participaram do Encontro Latinoamericano de Religiosos Dehonianos Jovens , foi válida por ser uma oportunidade de integrar os confrades 'jovens' da província a partir do repasse da temática trabalhada no encontro que aconteceu em Varginha-MG.

Realizado numa casa de praia na Barra de São Miguel, o Encontro contou com momentos de confraternização e formação bem como de um momento de visita à Comunidade Nova Jericó que cuida de jovens em recuperação da dependência de drogas. Nesta visita, os padres atenderam confissões e concelebraram a Eucaristia com grande participação dos jovens da comunidade e do povo.

10 de outubro de 2008

Superior Provincial da BS fala sobre Missão


A Igreja no Brasil está celebrando com alegria o mês de outubro como o “Mês Missionário”. Vivendo a mística e o compromisso do Dia Mundial das Missões 2008 que celebraremos em 19 de outubro, dedicamos todo este mês à reflexão, oração e atividades missionárias.
O Portal Dehon Brasil (www.dehonbrasil.com ) está dinamizando via web toda uma reflexão sobre a missão dehoniana como conseqüência da nossa experiência mística e eclesial do amor de Deus revelado no Coração de Cristo!
O Portal Dehon “entrevistou” o Pe. Dagnaldo Alexandre, scj, Superior Provincial da Província Brasileira Setentrional (BS), que partilhou um pouco sobre a realidade missionária dos dehonianos no Nordeste Brasileiro.

Leia entrevista >> clique aqui

9 de outubro de 2008

Centro de Treinamento Cristo Rei da BS lança seu site

A Província Brasileira Setentrional mantém uma obra que se caracteriza como 'casa de encontro' que acolhe eventos eclesiais e sociais com a hospitalidade dehoniana. Esta obra é o Centro de Treinamento Cristo Rei que em 2008 completa 60 anos e para comemorar esta significativa data lança seu site (www.ctcristorei.com).
Fundado em 1948, o 'Cristo Rei' serviu como seminário da nossa província até a década de 1970, logo depois sediou o provincialado da BS e posteriormente foi transformado em casa de retiros e encontros. O Seminário Cristo Rei sempre foi uma referência na cidade de Camaragibe no Estado de Pernambuco, atraindo o interesse de diversos grupos religiosos e sociais para realizarem nas suas dependências seus eventos. Com o passar do tempo, esta casa passou a acolher encontros religiosos de paróquias, congregações, grupos, pastorais e movimentos diversos. Também acolheu eventos organizados por empresas, prefeituras, ONG's, sindicatos e etc.
No início do ano de 2000 foi reformada totalmente a piscina que existia desde o tempo de seminário, possibilitando assim iniciar uma nova atividade que faria um grande bem aos cidadãos de Camaragibe: natação e hidro-ginástica. Em 2005 o prédio principal passou por uma grande reforma para se adequar às novas necessidades e as antigas 'celas' foram transformadas em quartos, alguns com banheiro. Ao assumir uma melhor estrutura que lhe dava o porte de casa de encontro, o antigo 'Seminário Cristo Rei' passou a ser chamado de 'Centro de Treinamento Cristo Rei'. Essa denominação define bem as atividades hoje realizadas, porém esta casa será sempre chamada pelo povo de Camaragibe como Seminário Cristo Rei ou simplesmente Cristo Rei. Atualmente esta obra está sendo administrada pelo Ir. Francisco Jacó Cavalcante, SCJ.
Acessem nosso site e conheçam esta obra: www.ctcristorei.com