28 de abril de 2008

Ordenação Presbiteral na BS


O Conselho Provincial da BS aprovou em sua reuinão do dia 16 de abril o pedido de admissão à ordenação presbiteral do Diácono Gimesson Eduardo da Silva, scj. O Diác. Gimesson reside na Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima de Fortaleza-CE e trabalha juntamente com o Pe. Miguel Batista, scj na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A sua ordenação presbiteral está marcada para o dia 14 de junho na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima do bairro de Paratibe na cidade de Paulista-PE. O bispo ordenante será Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. O lema da ordenação será "O bom pastor dá a vida por suas ovelhas" (Jo 10, 11b).

24 de abril de 2008

Paróquia Dehoniana e a Juventude


A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Carlito Pamplona em Fortaleza-CE está vivendo um momento de reavivamento do movimento jovem. Temos uma belíssima história de grupos jovens que se tornaram forças vivas na vida paroquial e espaço de oração e compromisso cristão! Esta caminhada deixou marcas na paróquia com muitos casais engajados, com vocações para o ministério ordenado e para a vida consagrada e com leigos adultos comprometidos na fé. Somos imensamente gratos a todos e todas que fizeram parte desses grupos e que hoje são sinais do frutuoso trabalho evangelizador com a juventude! Durante um bom tempo a paróquia vem tentando reanimar esse trabalho com a juventude através da articulação dos Grupos de Jovens! Muitos apostaram na idéia e assumiram com garra esta iniciativa! Hoje podemos dizer que colhemos frutos desses esforços! Já estamos articulando três grupos de jovens nas comunidades que formam a comunidade paroquial! Também estamos articulando a Missão Dehoniana Juvenil! Muitos jovens estão se engajando em diversas pastorais e colaborando nas muitas atividades comunitárias! Percebemos sinais bonitos e animadores que nos apontam para a continuidade da caminhada de evangelização da juventude na Paróquia do Carlito Pamplona!

Em nossa Assembléia Paroquial acontecida no dia 30 de março assumimos a juventude como uma prioridade pastoral em comunhão com o plano pastoral da Arquidiocese de Fortaleza. Juntamente com a formação, a missão e a família, a juventude será foco de nosso esforço evangelizador. Percebemos assim que estamos vivendo a dinâmica carismática e pastoral que animou a vida de Padre Dehon que sempre acreditou num apostolado que abarcasse o mundo jovem. Se somos dehonianos, "homens do coração", que procuram expandir o amor do Coração de Cristo em nossas obras, cremos que o trabalho paroquial com a juventude é um meio eficaz para concretizarmos nossa missão dehoniana de "falar e tocar ao coração". Unidos a Cristo no seu amor oblativo, queremos "ir ao jovem" para que ele possa encontrar em Cristo Jesus um sentido para viver, um projeto para abraçar e uma missão a cumprir. Queremos "ir ao jovem" para reparar as feridas causadas por uma subcultura consumista e hedonista que descarta a pessoa e a reduz a simples objeto! Nossa missão reparadora será estar com o jovem para fazê-lo amado por Deus, amante da vida e sinal de amor para o mundo e a sociedade!
Cremos que o trabalho paroquial com a juventude, numa estreita comunhão com a Igreja no Brasil que assume novamente a opção afetiva e efetiva pela evangelização da juventude, seja uma oportunidade significativa para realizarmos a nossa missão dehoniana na realidade atual!

Diác. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ - Fortaleza-CE

Contatos Vocacionais para jovens do Nordeste

"Procuram-se corações iguais ao Coração de Jesus para amar e servir!"

Caros candidatos e vocacionados, caso queiram manter contato com a nossa Comissão de Pastoral Vocacional da Província BS, presença dehoniana no nordeste brasileiro, e conhecer melhor nossa vida e missão, liguem ou escrevam para os seguintes endereços e conversem com algum dos nossos promotores vocacionais:


Pedro Silva de Moura, scj
Rua Padre Antônio de Pádua Belarmino de Sena, 286
Jardim Paulista – Paulista – PE
Endereço postal: Caixa Postal 8 - Paulista – PE - 53401- 970
Telefone: (81) 3433-0017


Diác. Gimesson Eduardo da Silva, scj
Rua Silvio Romero, 370 - Álvaro Weyne
CEP.: 60336-100 - Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3228-1789

Pe. Francisco Sales, scj – Camaragibe/PE – (81) 3484-5996

Fr. Carlos Eduardo, scj – João Pessoa/PB – (83) 3222-7671

Pe. José Glaubo, scj – Campina Grande/PB – (83) 3322-2970

Pe. Miguel Batista, scj – Fortaleza/CE – (85) 3228-1789

8 de abril de 2008

BS no Encontro Latinoamericano

A Província BS participa do II Encontro Latinoamericano de Religiosos Dehonianos Jovens, que está acontecendo em Varginha-MG, por meio da presença dos confrades Pe. Pedro Silva de Moura e Pe. Josemar Joaquim de Lima. O Pe. Pedro é formador no Centro Vocacional SCJ Norte de Paulista-PE e o Pe. Josemar administrador da Área Pastoral de Upanema-RN. O Encontro tem como objetivo ser um espaço de reflexão e vivência do carisma e da missão dehoniana em atenção às interpelações das novas gerações.

Testemunho Vocacional

"Caríssimos filhos, deixo-vos o maior tesouro: o Coração de Jesus".
Pe. Dehon nos deixou um grande presente que ainda hoje somos chamados a tomar parte dele, entregando-nos totalmente ao Coração de Jesus, fazendo nosso ato de oblação e reparação. Pe. Dehon no seu leito de morte disse aos que estavam presentes: "Eis aí o meu tudo. Minha vida, minha morte, minha eternidade". Nós devemos viver e morrer por Jesus. Devemos amar uns aos outros e nunca ficarmos sozinhos e isolados.
Devemos "ir ao povo", para que a Igreja cresça como um todo e que o zelo pelo o Coração de Jesus seja mais forte. Ser vocacionado dehoniano é sentir-se chamado a servir ao Coração de Jesus e fazer minha oblação e reparação a ele, adorar o Coração que nos ama, dar continuidade à missão de Jesus de anunciar a Boa Nova. "Levar Cristo ao coração do mundo e o mundo ao coração de Cristo". (Pe. Dehon)
Junte-se a nós! Façamos juntos nossa oblação e reparação ao Coração de Jesus!

Claudiney de Melo Ribeiro - Vocacionado de Campina Grande-PB

1 de abril de 2008

Encontro Vocacional em Fortaleza-CE


No domingo dia 06 de abril acontecerá em Fortaleza o Encontro Vocacional Dehoniano 2008 para os jovens vocacionados cearenses. Este Encontro, realizado todos os meses, tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão, partilha, oração e convivência para os jovens que se sentem inquietados pela proposta de seguir Jesus Cristo na vida religiosa dehoniana. Abertos para todos os jovens interessados, os encontros vocacionais não querem "direcionar" para um imediato ingresso na vida religiosa mas sim ajudar o jovem a discernir para qual estado de vida Deus está lhe chamando.


Local: Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima - Bairro do Álvaro Weyne - Fortaleza-CE
Data: 06 de abril de 2008
Horário: das 08:30h às 11:00h
Telefone de contato: (85) 3228-1789
E-mail para contato: gimessonscj@hotmail.com

Responsável: Diác. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ

Paróquia Dehoniana aposta na juventude

"Um jovem custa muito pouco: um pouco de muito amor!"


A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Carlito Pamplona em Fortaleza-CE, em comunhão com a Igreja no Brasil e abraçando as prioridades da Arquidiocese de Fortaleza, está apostando na beleza, na força e nos sonhos da juventude. Desde 2006 há um movimento de rearticulação da juventude com revitalização dos grupos jovens nas três comunidades que formam nossa comunidade paroquial. Já conseguimos, não sem dificuldades e desacertos, articular três grupos de jovens: Rahamim, Semeadores da Fé e Alegres em Cristo. A sementinha foi relançada!

Estamos também colhendo os frutos de várias outras tentativas de rearticulação juvenil iniciadas por membros de nossa comunidade a quem somos imensamente gratos! Em nossa Assembléia Paroquial de 2008 assumimos a juventude como prioridade paroquial juntamente com a formação, missão e família para darmos mais força a uma caminhada que está se desenhando com sonhos e desafios! Queremos sonhar e ousar cada vez mais!

Diác. Gimesson Eduardo, SCJ - Fortaleza-CE