24 de abril de 2008

Paróquia Dehoniana e a Juventude


A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro Carlito Pamplona em Fortaleza-CE está vivendo um momento de reavivamento do movimento jovem. Temos uma belíssima história de grupos jovens que se tornaram forças vivas na vida paroquial e espaço de oração e compromisso cristão! Esta caminhada deixou marcas na paróquia com muitos casais engajados, com vocações para o ministério ordenado e para a vida consagrada e com leigos adultos comprometidos na fé. Somos imensamente gratos a todos e todas que fizeram parte desses grupos e que hoje são sinais do frutuoso trabalho evangelizador com a juventude! Durante um bom tempo a paróquia vem tentando reanimar esse trabalho com a juventude através da articulação dos Grupos de Jovens! Muitos apostaram na idéia e assumiram com garra esta iniciativa! Hoje podemos dizer que colhemos frutos desses esforços! Já estamos articulando três grupos de jovens nas comunidades que formam a comunidade paroquial! Também estamos articulando a Missão Dehoniana Juvenil! Muitos jovens estão se engajando em diversas pastorais e colaborando nas muitas atividades comunitárias! Percebemos sinais bonitos e animadores que nos apontam para a continuidade da caminhada de evangelização da juventude na Paróquia do Carlito Pamplona!

Em nossa Assembléia Paroquial acontecida no dia 30 de março assumimos a juventude como uma prioridade pastoral em comunhão com o plano pastoral da Arquidiocese de Fortaleza. Juntamente com a formação, a missão e a família, a juventude será foco de nosso esforço evangelizador. Percebemos assim que estamos vivendo a dinâmica carismática e pastoral que animou a vida de Padre Dehon que sempre acreditou num apostolado que abarcasse o mundo jovem. Se somos dehonianos, "homens do coração", que procuram expandir o amor do Coração de Cristo em nossas obras, cremos que o trabalho paroquial com a juventude é um meio eficaz para concretizarmos nossa missão dehoniana de "falar e tocar ao coração". Unidos a Cristo no seu amor oblativo, queremos "ir ao jovem" para que ele possa encontrar em Cristo Jesus um sentido para viver, um projeto para abraçar e uma missão a cumprir. Queremos "ir ao jovem" para reparar as feridas causadas por uma subcultura consumista e hedonista que descarta a pessoa e a reduz a simples objeto! Nossa missão reparadora será estar com o jovem para fazê-lo amado por Deus, amante da vida e sinal de amor para o mundo e a sociedade!
Cremos que o trabalho paroquial com a juventude, numa estreita comunhão com a Igreja no Brasil que assume novamente a opção afetiva e efetiva pela evangelização da juventude, seja uma oportunidade significativa para realizarmos a nossa missão dehoniana na realidade atual!

Diác. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ - Fortaleza-CE

Nenhum comentário: