7 de novembro de 2008

Encontro Vocacional Decisivo na BS


Aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Provincialado no bairro da Várzea em Recife-PE, o nosso Encontro Vocacional Decisivo 2008. Este encontro é destinado aos jovens que fizeram seu período de acompanhamento vocacional com os promotores da Comissão de Pastoral Vocacional e que se sentem motivados a ingressar na formação dehoniana no que vem. A assessoria do encontro ficou por conta da Dr. Nyara e da Dr. Alessandra, psicólogas que ajudam a nossa Comissão na avaliação psicológica dos candidatos. Participaram desse encontro oito vocacionados provenientes dos Estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, onde a Província está presente, e da Bahia, onde ainda não temos presença dehoniana.

O Fr. Carlos Eduardo, scj, que é membro da Comissão de Pastoral Vocacional da BS e acompanha os vocacionados da Paraíba, participou do Encontro e partilhou sua impressão deste momento tão significativo:

“É uma satisfação imensa para nós tê-los como nossos vocacionados à vida Religiosa e Sacerdotal, uma vez que são jovens que procuram dar um sentido diferente às suas vidas, sobretudo na vivência do carisma dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

O Encontro Vocacional Decisivo é a oportunidade que o vocacionado tem para discernir sua vocação. Esse encontro contou com a orientação de duas psicólogas que nos ajudam a trabalhar com os jovens suas motivações e condições para abraçar a vida religiosa.

‘É um encontro maravilhoso, que nos faz amadurecer a nossa vocação’, disse-nos um dos vocacionados. A presença desses jovens é sinal de que o nosso testemunho reflete as coisas do alto, as coisas de Deus. A nossa família religiosa se sente honrada em servir à Igreja de Cristo, sobretudo presente no meio do povo e onde os recursos são escassos.

O trabalho com as vocações é um serviço que exige de nós uma entrega total. Ajudar os jovens a fazerem suas escolhas nos faz sentir verdadeiramente servidores de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para tanto, precisamos conhecer bem os jovens, pois eles serão o futuro da nossa Província. Eles serão sem dúvida nenhuma os futuros ministros da reconciliação e do amor.

Esperamos que esse encontro vocacional decisivo tenha cumprido o seu papel, ou seja, tenha ajudado os nossos aspirantes à vida religiosa e sacerdotal a se encontrarem consigo mesmos e, conseqüentemente, com o próprio criador da vida, Deus. Parabéns Jovens! Que a escolha de vocês seja sinal do amor visível de Deus por nós!”

Nenhum comentário: