19 de junho de 2007

Encontro Vocacional: "Jesus Cristo me deixou inquieto..."



No domingo dia 17 de junho aconteceu na nossa comunidade religiosa da Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza-CE mais um Encontro Vocacional da área do estado do Ceará. Este pequeno e breve mas significativo encontro traz à nossa consciência de promotores vocacionais a certeza de que a experiência de reunir jovens "inquietos" para falar de vocação e apresentar um projeto de vida de seguimento a Cristo na consagração religiosa é uma missão desafiadora mas gratificante! Desafiadora porque devemos apresentar a proposta do Evangelho da Vocação e da vida religiosa atentos aos sinais dos novos tempos e à história de cada jovem que vem buscar nosso acompanhamento vocacional; desafiadora porque os jovens vêm com questionamentos, histórias, vivências e idéias novas e bem singulares que fazem com que busquemos respostas e metodologias renovadas; desafiadora porque devemos sempre ter uma proposta vocacional baseada no testemunho de nossa vida religiosa dehoniana, algo que interpela profundamente à fidelidade à nossa consagração e missão. Mas também vemos que realizamos assim um trabalho gratificante pois temos consciência de que queremos ser um instrumento do Espírito que toca no coração de jovens sensíveis à proposta de Jesus Cristo e ao projeto do Pai; gratificante porque, apesar de nossas limitações pessoais e estruturais, sempre se aproximam jovens que se encantam com a vida religiosa dehoniana e se dispõem a abraçá-la porque viram em nós, em nossas comunidades e em nossas obras "algo" pelo que vale a pena gastar a vida; gratificante porque percebemos que com o pouco que fazemos conseguimos ajudar no discernimento de muitos, e esta é nossa missão!!!

No encontro do dia 17 aqui em Fortaleza refletimos sobre "Vocação à vida, vocação humana, vocação cristã e vocações específicas". Antes de falarmos do tema em si, refletimos, em clima de oração,um texto do Pe. Zezinho extraído do livro "Jesus Cristo me deixou inquieto". O que marcou nosso encontro foi justamente esta reflexão, pois os jovens se viram, se enxergaram, perceberam suas vidas nas poucas linhas daquele texto tão simples mas tão profundo e existencial!!!

Realmente Jesus Cristo ainda inquieta muito jovens e nós, que já fomos inquietados e agora buscamos segui-lo mais de perto, devemos ajudar a esses nossos amigos e irmãos a responderem ao Senhor que os chama para trabalhar no seu projeto!!! Creio que vale a pena viver a inquietação de Jesus Cristo!!!

Este pequeno trecho do texto do Pe. Zezinho nos mostra que na calmaria da nossa vida, Jesus Cristo vem para "bagunçar" com a Aventura do Evangelho e do Reino de Deus:

"Eu era tudo isso: pacato, tranqüilo, comum, sabedor do meu lugar, incapaz de me intrometer na vida alheia, cheio de compaixão, paternal, bom vizinho, bom amigo, bom empregado, bom filho, bom cidadão... Puxa vida! Eu merecia o premio Nobel da Tranqüilidade... Aí então Jesus Cristo passou em minha vida... E eu nunca mais pude ficar na minha! Quando ele passa, ou a gente entra na dele, ou não fica em nenhuma...'"


Fr.Gimesson Eduardo da Silva,scj - Fortaleza-CE

14 de junho de 2007

Encontros Vocacionais - BS


Encontro Vocacional Dehoniano do RN

No domingo dia 10 de junho aconteceu o Iº Encontro Vocacional Dehoniano do RN neste ano de 2007. O Encontro aconteceu na Paróquia de Sant'Ana na cidade de Campo Grande-RN e contou com a presença de 13 jovens vocacionados das cidades de Paraú, Triunfo Potiguar e Mossoró. Assessorados pelos fratres Gimesson Eduardo e José Egito Freire, os jovens refletiram sobre a "Espiritualidade do Coração de Jesus" para conhecer melhor o núcleo que une a vida e a missão de todos os dehonianos na Congregação SCJ.


Encontro Vocacional para os jovens cearenses

No dia 17 de junho acontecerá no Seminário do bairro do Álvaro Weyne em Fortaleza-CE o Encontro Vocacional mensal para os jovens do Estado do Ceará. O Encontro se iniciará às 8:30h e terá como tema "Vocação à vida, vocação cristã e vocações específicas".

Informações com o Fr. Gimesson Eduardo da Silva,scj. Fone: (85) 32281789

2 de junho de 2007

Encontros Vocacionais no CE e RN


A Área Vocacional do CE e RN promoverá no mês de junho dois encontros vocacionais para os jovens que queiram discernir o chamado de Deus à vida religiosa dehoniana e conhecer melhor a pessoa do nosso Fundador, a Congregação SCJ com sua vida e missão e a nossa Província BS. -

No dia 10 de junho acontecerá o Encontro Vocacional para os jovens do Rio Grande do Norte. O encontro será na Paróquia de Sant'Ana na cidade de Campo Grande-RN. Iniciará às 08:30h e será assessorado pelo Fr. Gimesson,scj e pelo Fr.Freire,scj.

- No dia 17 de junho acontecerá o Encontro Vocacional para os jovens do estado do Ceará. O local do encontro será o Seminário do bairro do Álvaro Weyne em Fortaleza-CE. O encontro iniciará às 08:30h e será assessorado pelo Fr.Gimesson,scj.

Contatos Fr.Gimesson Eduardo,scj
E-mail: gimessonscj@hotmail.com
Telefone: 85 - 32281789

Retiro dos Crismandos da Capela Santo Antonio


No domingo dia 27 aconteceu o retiro preparatório dos crismandos da Comunidade Santo Antonio do Jardim Iracema-Fortaleza-CE. Os 25 jovens crismandos se prepararam mais intensamente para a celebração do sacramento da Crisma com um dia de oração e reflexão. O tema do retiro foi "Pedirei ao Pai e Ele dará outro Auxiliador, o Espírito da Verdade, para ficar sempre com vocês" (Jo 14, 16).

1 de junho de 2007

Formação sobre Mariologia na Paróquia do Carlito em Fortaleza-CE


No dia 27 de maio aconteceu na Capela de Santo Antonio no Bairro do Jardim Iracema em Fortaleza-CE a formação paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo. O tema da formação foi "A Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, na Sagrada Escritura". O tema mariológico procurou apresentar os fundamentos e objetivos da mariologia na doutrina católica bem como trabalhou, a partir do textos bíblicos marianos, o significado teológico da pessoa e da missão da Virgem de Nazaré na Palavra de Deus. O encontro foi assessorado pelo Fr. Gimesson Eduardo,scj e contou com a participação de 90 paroquianos das várias comunidades da Paróquia do Carlito.

Visita Vocacional aos jovens de Sergipe

"Nos dias 18 e 19 de maio, o Pe. Pedro Silva e eu, Fr. Gimesson Eduardo, fizemos uma visita aos jovens vocacionados dehonianos do Estado de Sergipe. Nós dois somos os membros da Comissão de Pastoral Vocacional da BS responsáveis pela promoção vocacional e pelo acompanhamento dos jovens vocacionados nos estados de Sergipe e da Bahia. Estes dois estados são um desafio particular para a nossa Comissão Vocacional porque neles não temos presença dehoniana e são justamente os estados que apresentam um significativo número de jovens que entram em contato conosco para conhecer a Congregação e serem acompanhados no seu discernimento vocacional.
Nós da Comissão Vocacional reconhecemos como sinal da graça divina o fato de termos muitos jovens vocacionados baianos e sergipanos! O Senhor da Messe e Pastor do Rebanho continua a inquietar e chamar jovens para se consagrarem na vida religiosa e no ministério ordenado segundo o carisma dehoniano independente de nossa divulgação vocacional!!!
Isso é bom, pois nos convence que a obra é dele. No entanto, tomamos consciência da nossa necessidade de aprimoramento no trabalho vocacional no que diz respeito ao dinamismo, responsabilidade e entusiasmo!!!
Na visita aos jovens em Aracaju procuramos manter um contato pessoal com os vocacionados que até então eram acompanhados por correspondência. Este objetivo foi atingido e se conseguiu também ter um contato muito bonito com suas famílias.
No dia 18 houve um encontro com os vocacionados na Paróquia de Santa Cruz, na qual fomos acolhidos calorosamente pelo Pe. Mardônio e pelo jovem vocacionado Edvan que articulou nossa visita. Durante o dia procuramos refletir um pouco sobre a figura do nosso Fundador Pe. Dehon bem como apresentar o carisma dehoniano na dimensão do ser oblação e fazer reparação.
Os jovens vocacionados sergipanos Adriano, Edvan e Valdinã mostraram-se abertos ao diálogo e com o desejo de continuarem seu acompanhamento vocacional já vislumbrando a possibilidade de ingresso em nossa formação dehoniana. Os três jovens conheceram um pouco mais da nossa vida dehoniana e nós promotores vocacionais conhecemos mais um pouco deles e de suas famílias. Esta reciprocidade foi o grande dom da nossa visita.
No dia 18 visitamos as famílias do Edvan, que nos hospedou em sua casa, e do Valdinã, os dois residem em Aracaju. Visitamos também a família do Adriano que mora na cidade de Cumbe que fica a uns 200km de Aracaju. A nossa visita aos jovens vocacionados de Sergipe foi uma visita cheia de amizade e familiaridade. Como promotores vocacionais, o Pe. Pedro e eu nos sentimos muito bem acolhidos e realizados no nosso serviço em prol das vocações. Agora nos preparamos para dar mais um passo na nossa missão: articular uma visita aos jovens vocacionados da Bahia. Com fé e entusiasmo olhamos para frente e queremos caminhar. Que Deus nos ajude!!!"

por e-mail - Fr. Gimesson Eduardo, scj - Fortaleza - CE