20 de dezembro de 2006

Noviciado, renovação dos votos e profissão perpétua

O conselho provincial da BS em sua última reunião do ano de 2006 neste mês de dezembro aceitou os seguintes pedidos de admissão:
- para o noviciado: os postulantes Ramilson e Carlos irão fazer no ano de 2007 o seu período de noviciado em Barretos-SP;
- para primeira profissão: o noviço José Alexandrino que conclui o seu ano de noviciado em Barretos fará a sua primeira profissão religiosa no dia 15 de janeiro de 2007;
- para renovação dos votos: os fratres Alan Alves, José Daniel e José Egito renovarão seus votos no dia 08 de janeiro em João Pessoa-PB.
O Fr.Gimesson Eduardo teve o seu pedido de admissão à profissão perpétua aceito já na reunião do conselho provincial do mês de outubro. Durante o mês de janeiro o Fr.Gimesson fará o curso em preparação à profissão perpétua em Campos do Jordão-SP juntamente com os fratres das províncias BC, BM e VEN e a partir de 2007 passará a residir na Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza-CE onde fará o seu perído de estágio pastoral. A Celebração Eucarística da Profissão Perpétua está marcada para o dia 13 de fevereiro de 2007 na cidade de Paulista-PE.

Estágio Pastoral
O Fr.José Egito Freire que concluiu sua formação inicial no Seminário SCJ de João Pessoa-PB fará o seu período de estágio pastoral no ano de 2007 na Paróquia de Sant'Ana na cidade de Campo Grande-RN. O Fr.Freire será acolhido pelos confrades Pe. Francisco Belarmino, Pe. Pedro Neefs e Pe. Josemar Joaquim que formam a comunidade religiosa dehoniana no sertão potiguar.

Férias nas comunidades formativas
As duas comunidades formativas da Província BS estão de férias!
Os propedêutas e aspirantes do Centro Vocacional SCJ Norte de Jardim Paulista-PE passarão um período na casa de seus familiares e deverão retornar à comunidade formativa no início do mês de fevereiro. Os fratres do Seminário SCJ de João Pessoa-PB também passarão um período de descanso na casa de suas famílias e retornarão no início do mês de janeiro de 2007 para renovarem seus votos.

16 de dezembro de 2006

Transferências 2007 da BS

Transferências na BS
Alguns confrades da BS viverão no próximo ano de 2007 novas experiências de comunidade religiosa e apostolado!
Após considerações no Conselho Provincial e conversa com os confrades indicados, o superior provincial Pe. Dagnaldo Alexandre comunicou as seguintes transferências:
- O Pe. Francisco Sales que atualmente é vigário paroquial da Paróquia Virgem Mãe dos Pobres em João Pessoa-PB assumirá a missão de administrador Paroquial da Paróquia de São Pio X em Camaragibe-PE;
- O Ir. Francisco Jacó que atualmente é ecônomo do Seminário SCJ de João Pessoa passará a residir na Paróquia Virgem Mãe dos Pobres também em João Pessoa onde auxiliará no trabalho pastoral o Pe. Carlos Fred, o atual Administrador Paroquial;
- O Fr. Gimesson Eduardo que atualmente é formando de teologia do Seminário SCJ de João Pessoa, concluídos seus estudos e admitido à profissão perpétua que será realizada em fevereiro de 2007, fará seu estágio pastoral na comunidade religiosa de Fortaleza-CE formada pelos padres Miguel Batista e Tarcísio Pereira.

Formatura do curso de teologia
No dia 01 de dezembro realizou-se no Seminário Arquidiocesano da Paraíba a solenidade de formatura do curso de teologia da turma concluinte de 2006. A turma que tem o nome de "Turma Frei Francisco Fernando da Silva,ofm/Frei Chico" é composta por 17 alunos entre seminaristas de diversas dioceses do Regional Nordeste 2, três fratres dehonianos e uma leiga!
Os fratres Gimesson Eduardo e José Egito e o Ir. Eronides Medeiros, formandos do Seminário SCJ de João Pessoa, foram concluintes dessa turma de teologia. As festividades foram divididas na parte da manhã entre a chamada "Aula da saudade" ministrada pelo patrono da turma Frei Francisco,ofm e a solenidade de colação de grau e na parte da noite com a Celebração Eucarística e um momento de confraternização!

Natal dos Benfeitores
No domingo dia 10 de dezembro aconteceu no Seminário SCJ de João Pessoa o Natal dos Benfeitores. Como todos os anos, os benfeitores dessa casa de formação tiveram um momento de convivência econfraternização com os religiosos dehonianos que teve como ponto alto a Celebração Eucarística presidida pelo superior da casa o Pe. Carlos Alberto.