28 de maio de 2008

Artigos...

Espiritualidade SCJ

Nós dehonianos experimentamos o dom especial de Deus que nos une no mistério do Coração do seu Filho. Discípulos de Padre Dehon, Profeta do Coração de Jesus que nos ensinou a mergulhar no amor divino em união à oblação reparadora de Cristo, realizamos a nossa missão na Igreja.

Damos graças a Deus por Ele ter olhado para a humanidade e nos ter dado o seu Filho. Isto porque "a Palavra se fez carne" (Jo 1, 14). Ele com seu amor infinito desceu de sua glória à condição humana para resgatar a humanidade pecadora. Ele esvaziou-se para encher a criatura com seu amor. Quando falamos de cruz de Cristo estamos falando de sua "hora gloriosa", pois foi nesta "hora" que Jesus deixou-se transpassar para se derramar totalmente em amor.

Por isso que Padre Dehon viu nesse acontecimento o momento chave para viver um carisma específico e fundar sua congregação. Até hoje para nós as palavras de Padre Dehon ainda fazem arder o nosso coração: "Deixo-vos o mais maravilhoso tesouro: o Coração de Jesus" e "Por Ele vivi e por Ele morro". Façamos desse carisma o nosso estandarte para transformar o nosso mundo tão sofrido.

Fr. Ramilson Raimundo de Moura, SCJ - João Pessoa-PB.




Congregação SCJ: oblatos e reparadores.

Falar da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus é falar essencialmente de consagrados religiosos oblatos e reparadores. O desejo inicial do Fundador da Congregação era de que os membros desta família de religiosos fossem OBLATOS, tanto que o termo constava no nome sonhado inicialmente por Padre Dehon.

A Oblação única é a de Jesus, que se oferece ao Pai por amor à humanidade, "Ecce Venio" (Hb 10,6-7). O dehoniano se une a essa oferta de Jesus ao Pai, entregando toda sua vida, sua vocação, os sacrifícios inclusive, de forma a buscar corresponder ao amor desmedido e misericordioso de Deus. Quanto à reparação, ela tem para o dehoniano o sentido de restauração, e aqui poderíamos abrir amplo debate: restaurar o homem da situação de pecado, restaurar a vida ofendida em sua dignidade etc.

Sem dúvida, a melhor atualização da reparação, hoje, é a SOLIDARIEDADE: solidariedade com o irmão que sofre, para que seja reintegrado.

Fr. José Egito Freire, SCJ - Campo Grande - RN





Palavra de Vocacionado BS

Vivat Cor Iesu!

O Ecce Venio (Eis-me aqui, eu vim, ó Pai, para fazer a vossa vontade – Hb 10,7) resume o chamado que Deus faz todos os dias a mim, que sinto no coração o desejo de doar a vida em favor do povo e a seguir a vida religiosa. Sinto que é essa a resposta que Deus espera de mim: "Ecce Venio".

Ser vocacionado dehoniano é algo que me alegra muito, pois Pe. Dehon nos deixou uma riqueza imensa no carisma da congregação, deixando a nós também a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A cada dia Deus coloca uma certeza em minha vida, mesmo vivendo em uma sociedade onde não se abre o coração para que seja feita a vontade de Deus.

Ser Profeta do Amor é ir ao povo em busca dos problemas encontrados em suas vidas, mas é também levá-los ao encontro pessoal com Cristo, e isso é o que eu desejo... Apresentar a este mundo esse Jesus que acredita em nós, mesmo que nós tenhamos sido muitas vezes tão falhos e pecadores. Jesus com sua infinita misericórdia nos faz acreditar que todos os dias nós podemos fazer a diferença neste mundo!

Sejamos firmes e busquemos viver a santidade para que no dia em que Deus nos chamar ao seu serviço possamos dar o nosso SIM!

Um grande abraço a todos!

Edson Tavares - Vocacionado de Arapiraca-AL

Nenhum comentário: