13 de fevereiro de 2009

BS - Assembléia Provincial 2009





Nos dias 03 e 04 de fevereiro, na Casa Provincial em Recife-PE, realizou-se a Assembléia Anual da Província Brasileira Setentrional. A Assembléia deste ano teve sua abertura solene na noite do dia 02, Festa da Apresentação do Senhor, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário onde o Superior Provincial Pe. Dagnaldo Alexandre presidiu a Celebração Eucarística de Profissão Perpétua do Fr. José Daniel Lima Alves.
O primeiro dia da Assembléia, como de costume, foi reservado para o estudo de temas apresentados por assessores convidados. Neste ano refletimos na parte da manhã com o carmelita Frei Geraldo sobre o tema “Vida Consagrada: perspectivas e desafios no século XXI”. No período da tarde, assessorados pelo Profº Sandro Roberto, aprofundamos a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2009 que abordará o tema “Fraternidade e segurança pública”.
No segundo dia da Assembléia, na parte da manhã, todos nos detemos na apreciação dos relatórios das casas e comissões da província expostos pelos respectivos diretores, coordenadores ou secretários. Na parte da tarde foi-nos apresentado o relatório do Ecônomo Provincial, Pe. Renato Maia, e do Superior Provincial, Pe. Dagnaldo Alexandre.
Ao final da Assembléia, concluindo a exposição do seu relatório, o Padre Provincial fez uma avaliação do triênio e expôs brevemente a realidade da nossa província no que diz respeito ao número de membros, aos trabalhos assumidos, às obras realizadas e às dificuldades enfrentadas. O provincial agradeceu a colaboração dos confrades para se atingir alguns objetivos determinados e destacou os desafios encontrados ao longo da caminhada provincial. Ao final de sua fala, convidou os confrades para participarem ativamente no processo de eleição do novo governo provincial que já está em andamento. Concluídos os trabalhos na sala de conferências, os confrades se reuniram na capela da Casa Provincial para a Adoração Eucarística.
A Província BS vive agora o clima de preparação para a eleição do novo diretivo provincial. A sondagem para a escolha dos nomes dos candidatos para a missão de superior provincial e para o conselho provincial já foi concluída e espera-se a aprovação do seu resultado por parte do Conselho Geral da Congregação. A assembléia eletiva está marcada para o dia 31 de março e a posse do novo governo está agendada para o dia 02 de maio.

4 de fevereiro de 2009

Profissão Perpétua do Frater José Daniel, SCJ


No dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário no bairro da Várzea na cidade do Recife-PE, o Fr. José Daniel Lima Alves fez sua profissão perpétua dos votos de castidade, pobreza e obediência segundo as Constituições da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Superior Provincial Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira e concelebrada pelos confrades da BS que já se encontravam em Recife para a Assembléia Anual da Província que se iniciaria no dia seguinte. Estiveram presentes, além dos confrades e formandos BS, os familiares do Fr. José Daniel (pais, irmãos e sobrinha), muitos paroquianos da Paróquia da Várzea, amigos e benfeitores do Seminário SCJ de João Pessoa, religiosos e religiosas, seminaristas diocesanos, bem como amigos de nossa Província.
O lema da profissão perpétua do Fr. Daniel foi uma frase do nosso Fundador que resume bem a nossa vida e missão dehoniana: “Um coração para amar, um corpo para sofrer e uma vontade a ser sacrificada”. O Fr. Daniel continuará residindo no Seminário SCJ de João Pessoa a fim de concluir seus estudos teológicos neste ano de 2009.