29 de janeiro de 2009

Província BS na Escola para Formadores e Formadoras da CRB Regional Recife


A Regional Recife da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizou entre os dias 03 e 15 de janeiro no Juvenato Maria Auxiliadora na cidade de Carpina-PE a IV Etapa da Escola para Formadores e Formadoras com o tema "Liberdade para assumir a missão". Iniciada em julho de 2007, a Escola desenvolveu-se em quatro etapas que buscaram aprofundar temáticas que ofereceram aos participantes uma base para o trabalho com os formandos e as formandas em suas respectivas congregações. Participaram desta Escola diversos religiosos e religiosas de congregações presentes no Norte, Nordeste e no Sudeste do Brasil. A Província BS esteve presente através do Pe. Pedro Silva e do Pe. Gimesson Eduardo que aceitaram o convite feito pelo governo provincial para aderirem ao itinerário de capacitação na área da formação oferecido pela CRB. Pe. Pedro atualmente é formador no Centro Vocacional SCJ Norte em Paulista-PE e o Pe. Gimesson é vigário paroquial da Paróquia de São Pio X em Camaragibe-PE.


"A Escola foi para mim e para o grupo uma vivência da intercongregacionalidade! Partilhamos os carismas, as espiritualidades, o modo de encarar a missão, o jeito de trabalhar na formação e os desafios para atualizarmos nosso ser profético. Creio que crescemos como pessoa, como consagrados e nos modelamos melhor para assumirmos o serviço da formação!" (Pe. Gimesson Eduardo, SCJ)

"A Escola de Formadores fui um momento de graça para mim, pois pude aprofundar meus conhecimentos e partilhar com os outros minhas experiências. Também tive a oportunidade de me conhecer melhor para poder colaborar melhor com o processo fomativo dos formandos que acompanho. Foi uma grande dádiva de Deus, pois nos enriquecemos com tantas experiências partilhadas pelos demais, criando assim um clima de amizade e de fraternidade em nosso grupo. Estou consciente da grande missão que tenho e dos desafios que preciso vencer, pois a Escola de Formadores me fez entender que estamos em um processo de crescimento e conhecimento, não estamos acabados, é preciso caminhar." (Pe. Pedro Silva, SCJ)

1 de janeiro de 2009

Notícias da Província


Conforme comunicado do Superior Provincial Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira enviado a todos os confrades, o Conselho Provincial, reunido no dia 19 de novembro, deliberou acerca dos pedidos para admissão à profissão perpétua, à renovação dos votos, ao noviciado e ao postulantado:
- O Fr. José Daniel Lima Alves foi aprovado para professar os Votos Perpétuos;
- Para a renovação dos votos foram aprovados os pedidos dos Fratres José Alexandrino Ribeiro (2ª renovação), Carlos Eduardo de Oliveira Pereira (1ª renovação) e Ramilson Raimundo de Moura (1ª renovação);
- Para o ingresso no Noviciado foram aprovados os pedidos dos candidatos Michael Douglas de Almeida Nunes e Luiz Alípio de Sousa Neto;
- Para o ingresso no Postulantado foram aprovados os pedidos dos candidatos Manoel Gomes de Souza Neto e Clodoaldo Tenório de Araújo.

Conforme comunicado da Comissão de Pastoral Vocacional serão admitidos 5 novos candidatos para o ano propedêutico 2009 no Centro Vocacional SCJ Norte de Paulista-PE.

Conforme decreto do Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró-RN, Dom Mariano Manzana, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no dia 08/12 em Upanema-RN, sendo nomeado primeiro administrador paroquial o Pe. Josemar Joaquim de Lima, scj.