10 de março de 2008

Preparação para os Capítulos Geral e Provincial

A Província BS está se preparando para seu Capítulo Provincial que acontecerá no mês de agosto seguindo a perspectiva de preparação para o XXIIº Capítulo Geral da Congregação que será celebrado em 2009. O Superior Provincial já encaminhou para as Áreas da BS os questionários e as reflexões enviadas pela equipe preparatória do Capítulo Geral. As Áreas agora se reúnem para elaborar uma síntese das reflexões e propostas apresentadas pelos confrades. Esse é um momento significativo de comunhão na vida provincial e congregacional porque cada confrade é convidado a partilhar suas considerações e suas perspectivas acerca da vida e da missão dehoniana no mundo de hoje.

Outras notícias


Encontro dos confrades da Área CE-RN

No dia 03 de março aconteceu na Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza-CE o encontro dos confrades da Área CE-RN da Província BS. Além de favorecer um momento de espiritualidade e confradeação, esse encontro teve como objetivo principal responder ao questionário enviado pela equipe de preparação do XXIIº Capítulo Geral SCJ.

Encontro Vocacional em Fortaleza-CE

No dia 09 de março aconteceu na Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima em Fortaleza-CE o I Encontro Vocacional de Área para os jovens vocacionados cearenses. O tema do encontro foi "A identidade espiritual e apostólica do Padre Dehon". Estiveram presentes vocacionados da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima que são assistidas por confrades dehonianos. O encontro foi um verdadeiro momento de espiritualidade, de partilha, de discernimento e aprofundamento da espiritualidade dehoniana.

Celebrando o dia 14 de Março de 2008


Caros confrades!


Estamos nos aproximando da celebração do natalício de nosso Fundador Padre Leão Dehon! Esta é uma celebração significativa para nossa Congregação SCJ porque reconhecemos na vida de nosso Fundador um grande dom e sinal do amor de Deus para a Igreja e o mundo. Seguindo Jesus Cristo segundo os passos de Leão Dehon queremos partilhar nossa vida e missão afim de conquistar muitos jovens para abraçarem o profetismo do amor e o serviço da reconciliação!


Os "passos de Dehon" nos ensinam a entrar na verdadeira dinâmica do seguimento do Mestre e nos indicam a maneira como devemos servir ao anúncio do Evangelho! Por isso, numa atitude de reencantamento com nosso ideal sempre é bom resgatarmos um pouco da vida, da personalidade, da história e dos sonhos do nosso Fundador! Partilho com vocês a seguir um pequeno texto que nos recorda como foi profunda a experiência de fé de Dehon a partir da qual nasceu nossa Congregação.



A Identidade Espiritual de Padre Dehon
A vida espiritual de Dehon pode ser resumida na profissão de fé do apostolo João: "Nós cremos no amor que Deus tem por nós" (1Jo 4, 16). A expressão mais clara do amor de Deus é o lado aberto e o coração transpassado do Salvador na cruz (Jo 19, 34). É no coração de Cristo aberto na cruz que nasce uma humanidade de coração novo! Foi esta experiência que viveu Dehon! Foi a experiência do mistério do amor de Deus revelado em Cristo Salvador. Na contemplação do lado aberto de Cristo, o Padre Dehon descobriu o amor do Pai em sua própria vida e na vida dos irmãos e irmãs.


Padre Dehon viveu a experiência do amor de Deus também no ambiente difícil do mundo do trabalho, do sofrimento e das injustiças do seu tempo. Ele percebeu uma amarga ausência: ausência de amor, de justiça, de fraternidade e de esperança. Dehon reconhecia que todos os males que afligiam a humanidade tinham a sua causa no próprio indivíduo e nas estruturas sociais. Mas a causa mais profunda do mal estava na rejeição do amor de Cristo.


Por isso, Dehon vivia e testemunhava uma vida de união íntima ao Redentor para reparar os males do mundo e da Igreja. Isto levava a todos a "crerem no amor" e a viverem a reconciliação com Deus. Dehon convidou seus filhos espirituais a serem na Igreja e no mundo profetas do amor e servidores da reconciliação. Isto é viver em Cristo na caridade diária e fazer da própria vida um culto de amor e reparação ao Coração de Cristo!


Um abração fraterno,

Diác. Gimesson Eduardo, SCJ - Fortaleza-CE