21 de abril de 2007

Centro Vocacional de Paulista PE

Uma breve crônica sobre a vida do Centro Vocacional SCJ Norte de Paulista-PE

"Neste ano de 2007 tivemos a alegria de receber mais dois jovens candidatos à vida religiosa dehoniana em nosso Centro Vocacional. Foram os jovens Rogeanderson e Nicodemos, o primeiro vindo da cidade de Campina Grande-PB e o segundo vindo da cidade de Cabedelo-PB. Os dois foram admitidos à nossa formação iniciando o seu ano propedêutico no dia 28/02. Os demais formandos da casa se alegraram com a chegada dos dois mais novos irmãos de caminhada! O mês de março foi mês de festa aqui no Centro Vocacional, pois celebramos com muito entusiasmo o dia 14 em comemoração ao nascimento do nosso fundado Padre Leão Dehon com a participação da maioria dos confrades da nossa província. Continuando as comemorações, os aspirantes Luiz e Douglas celebraram seu natalício, respectivamente nos dias 22 e 28, partilhando a alegria desta data com muitos irmãos e amigos da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Ao mesmo tempo em que nos alegramos com o ingresso dos dois jovens propedêutas, no mês de abril acompanhamos com nossas orações os jovens Rogeanderson e Emerson que pediram dispensa da nossa formação. Como comunidade, desejamos a eles muito sucesso e que todos os seus sonhos possam estar em consonância com os de Deus para suas vidas! Na semana santa deste ano os formandos tiveram sua experiência pastoral estendida para terras de missão. Os formandos foram enviados para três Estados a fim de auxiliarem os sacerdotes de nossa província BS na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Três paróquias dehonianas foram atendidas, tendo um aspirante para cada comunidade. A nossa comunidade formativa do Centro Vocacional é hoje composta por oito candidatos à vida religiosa, divididos nos seguintes períodos de formação: 1 (um) propedêuta que se prepara para fazer o vestibular de filosofia; 3 (três) aspirantes que cursam o 1º ano de filosofia; 3 (três) aspirantes que cursam o 2º ano de filosofia e 1 (um) que cursa o terceiro e último ano da Licenciatura Plena em Filosofia do Instituto Salesiano de Filosofia de Recife. Temos como nossos formadores o Pe. Valdir Manuel e o Pe. Pedro Silva."

Aspirante Michael Douglas
Paulista - PE

16 de abril de 2007

“Falando em Vocação”: a Animação Vocacional na Província BS


A experiência pessoal, comunitária e litúrgica do Tempo Pascal nos mergulha na riqueza e profundidade do mistério de Jesus Cristo morto e ressuscitado. Este Mistério da Vida nos coloca em confronto com tantas situações de paixão, cruz e sepulcro que atualizam a “cruz do Senhor”, mas ao mesmo tempo nos contagia com a radiante luz da ressurreição que nos faz acreditar e confiar na vida que brota em cada recanto de nossas existências e realidades eclesiais e sociais. Por isso o mistério pascal é interpelação, provocação! Interpelados e provocados somos chamados pelo Senhor a sermos sinais e testemunhas vivas da sua ressurreição!A Igreja é assim comunidade daqueles e daquelas que são chamados pelo Senhor Jesus para segui-lo no caminho da vida e na promoção da vida. A Igreja é mistério de vocação porque comunidade reunida, chamada, convocada, vocacionada a viver na história o mistério pascal do Senhor que nos revela o amor misericordioso e salvífico do Pai e nos unge com a graça e carismas do Espírito vivificar.
No próximo dia 29 de abril, IV Domingo da Páscoa, estaremos celebrando o 44º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O Santo Padre Bento XVI dirige para toda a Igreja uma mensagem toda especial com o tema “A vocação ao serviço da Igreja-comunhão”. Nesta mensagem o papa chama atenção para a realidade vocacional que toca à toda a Igreja, mas de modo muito particular às obras, institutos, congregações, casas de formação e seminários que se dedicam particularmente à promoção e discernimento das vocações especificas à vida consagrada ou ao ministério ordenado.
“Falando em vocação”, não só devido ao dia de oração pelas vocações mas provocados realmente pelo mistério pascal do Senhor que revela a Igreja como comunidade de chamados, a nossa Congregação SCJ dedica um cuidado especial à animação vocacional e à formação dos que preparam para abraçar a vida religiosa e ministerial dehoniana. A nossa Província Brasileira Setentrional (BS), na sua longa caminhada de vida e missão no chão do nordeste brasileiro, também dedicou e dedica grande parte de suas energias à dimensão vocacional.
Na Assembléia Anual deste ano de 2007 a BS “falou de vocação”. Os confrades presentes na assembléia, assessorados pelo Pe. João Carlos Almeida,scj da Província BS, refletiram sobre a temática vocacional na província e puderam vislumbrar caminhos para uma reanimação do trabalho de pastoral vocacional. Agora a BS “rumina” as ressonâncias da Assembléia. Não é uma temática fácil de ser abordada porque não há um diagnóstico único acerca da situação atual neste campo nem os caminhos e saídas para resolução de problemas e desafios são unilaterais, mas a dinamicidade e complexidade é uma marca do “falar e trabalhar vocação”. Por isso, a Comissão de Pastoral Vocacional designada pare este triênio do governo provincial 2006-2009 se debruça sobre a vida da província e busca reacender a chama da animação e promoção vocacional dehoniana no Nordeste do Brasil.
Os vocacionados que nos procuram são muitos. Encontros vocacionais mensais nas áreas, conversas pessoais, divulgação de material dehoniano... muita coisa está sendo encaminhada!!! Agora a Comissão trabalha para sistematizar um projeto de animação, promoção e acompanhamento vocacional para a BS. Tudo isso porque a tema vocacional sempre antiga e sempre nova questiona e empurra a caminhar para a frente, olhando para o futuro. “Falando em vocação” a Província BS busca viver a revitalização de sua vida religiosa dehoniana em fidelidade ao carisma de Padre Dehon servindo ao povo nordestino. “Falando em vocação” a BS busca lançar-se numa partilha da beleza e audácia do serviço ao Reino do Coração de Jesus no hoje de nossa historia. “Falando em vocação” a BS quer ser fiel ao Senhor Ressuscitado que nos embriaga com a luz da vida, nos dá a força do Espírito e nos encaminha nas estradas do mundo rumo ao Pai.

Fr. Gimesson Eduardo da Silva, scj
Fortaleza – Ceará - Brasil